Veja como baixar álbuns de fotos do Facebook facilmente com nova ferramenta

Hoje em dia, com a praticidade das câmeras digitais e dos smartphones, não é raro que as pessoas postem centenas de fotos na internet diariamente. Como uma das redes sociais mais populares do mundo – e favorita de grande parte dos brasileiros –, o Facebook costuma receber e armazenar toneladas desses cliques. Visando facilitar a vida de seus usuários, o site criado por Mark Zuckerberg agora permite que, caso seja preciso, você possa baixar suas imagens facilmente e de uma só vez.

De modo geral, os internautas costumam fazer postagens mais seletivas quando utilizam o Instagram – escolhendo a foto mais bonita entre centenas de arquivos para representar um momento – enquanto o Facebook é inundado por álbuns e publicações em lote de fotografias. Tendo isso em mente, o que acontece quando alguém perde as imagens originais daquela viagem inesquecível? Enfrentar o trabalho maçante de salvar o material da rede social um por um ou, quem sabe, correr atrás de programas de terceiros. Agora, isso é passado.

Se o seu celular caiu na piscina ou seu computador foi para o céu dos PCs, a recuperação das imagens utilizando o Facebook é completamente viável e não fica devendo nada ao conteúdo perdido – principalmente se o upload foi feito originalmente em alta qualidade. O recurso de baixar seus próprios álbuns em uma só tacada começou a ser disponibilizado em ondas para os usuários e, agora, parece ter chegado a todos os integrantes da plataforma. Confira abaixo um passo a passo para dominar a ferramenta:

1. Preparando o material

01
Primeiro, é preciso entrar no álbum que contém as fotos que você precisa. Uma vez na tela dele, basta clicar na engrenagem no canto superior direito do display e selecionar a opção “Baixar álbum”.

2. Aguarde um pouco

02
Depois de escolher o download da pasta na web, o Facebook exibe um pop-up para a confirmação do procedimento, avisando que a operação pode levar alguns minutos. O melhor? Você é alertado quando tudo estiver pronto.

3. De olho no aviso

03
Assim que o site tiver compilado o material, uma notificação é exibida na barra superior do portal, indicando que o pacote está pronto para ser baixado. Vale notar que, mesmo que tenhamos escolhido um álbum com quase 300 fotos para o nosso teste, a preparação levou apenas alguns segundos.

4. Download sem burocracia

04
Clicando ou tocando na notificação, um ZIP com todas as fotos começa a ser transferido para a pasta à sua escolha. Dentro do arquivo compactado, cada imagem é nomeada com números sequenciais e mantém as mesmas características do upload feito originalmente pelo internauta.

E aí, curtiu a dica que pode salvar o seu pescoço na hora de resgatar fotos que foram perdidas em algum acidente com seus equipamentos eletrônicos ou ajudar a matar a saudade quando se está longe de casa? Por enquanto, não há notícias sobre se o recurso poderia ser expandido a álbuns de amigos e familiares, algo que facilitaria muito na hora de armazenar as fotos daquela festa – que, provavelmente, ficaram ótimas – postadas por algum de seus contatos no Facebook.

Comentários