Globo lança sua plataforma de streaming Globo Play

A TV Globo anunciou na segunda-feira, 26/10, o lançamento da sua própria plataforma de streaming, uma notícia e tanto para o maior grupo televisivo do Brasil.

Chamado simplesmente de Globo Play, o serviço de TV sob demanda pela Internet  segue o estilo de outras ferramentas da empresa na área, como o Globosat Play, voltado para os canais pagos da emissora carioca.

Segundo o comunicado enviado pela Globo sobre a novidade, o Globo Play permitirá que o usuário assista quando quiser os seus programas favoritos originais da TV em diferentes aparelhos, incluindo smartphones, tablets e PCs. A lista inclui novelas, jornais, séries/minisséries e programas de humor, entre outros – mas nada de filmes e outros conteúdos internacionais que são apenas retransmitidos pela Globo no Brasil.

No botão da programação, você escolhe o dia e o programa que quer ver. Tem tudo separadinho, novelas e séries, jornalismo, esportes, pouco depois de passar na tela da Globo já está disponível no Globo Play.

Na seção replay tem tudo o que a Globo produziu nos últimos cinco anos. São 86 títulos, incluindo sucessos como Avenida Brasil, Amores Roubados e Felizes Para Sempre. Têm também dois programas jornalísticos: Globo Mar e Brasileiros.

Por questões contratuais, alguns conteúdos não estão disponíveis para consumo sob demanda. É o caso de alguns eventos esportivos, , séries, filmes e quadros de programas de variedades.

A publicação das íntegras (novelas, por exemplo) é feita em até duas horas após a exibição na TV.  As novelas, séries e programas de humor ficam disponíveis enquanto estiverem em exibição na grade da Globo.  Os programas jornalísticos ficam disponíveis por até seis meses.

Ao vivo
A Globo Play também permitirá que os usuários da região metropolitana do Rio e de São Paulo assistam à programação ao vivo do canal _ recurso chamado tecnicamente de simulcasting _ incluindo novelas, jornais e programas esportivos.

A própria plataforma detecta a localização geográfica do usuário antes de liberar o streaming em tempo real.

Portanto, para assistir à programação ao vivo, você precisa estar com o recurso de localização ativado e ter cadastro e uma senha na Globo.com, também sem pagar nada.

Já para os assinantes da Globo.com, as novelas, séries e programas de humor serão exibido na íntegra, mais as câmeras exclusivas do BBB.

Assinatura
O serviço é gratuito com alguns conteúdos reservados para assinantes.  A versão gratuita da plataforma traz algumas limitações óbvias, já que não será possível assistir a íntegra das novelas, séries e minisséries, alguns dos principais produtos da Globo, nessa versão free do aplicativo.

A opção de assinatura mensal (R$ 12,90, valor um pouco menor do que o cobrado pelo Netflix no Brasil, por exemplo, onde o serviço tem preços a partir de 19,90 reais mensais) dá direito a assistir programas sob demanda (VoD, na sigla em inglês), como capítulos de novelas e programas que já saíram do ar. Produções em 4K como “Dupla identidade” também poderão ser acessadas.

4K
Além disso, a Globo destaca que o Globo Play trará conteúdo em 4K (ultra alta definição), como as novas minisséries Dupla Identidade e Ligações Perigosas, ambas com estreia prevista para janeiro de 2016.

Acervo e estreia digital
De acordo com a Globo, o seu acervo online possui um arquivo total com 86 programas desde 2010.

A emissora também estuda usar o Globo Play para lançar conteúdos exclusivamente pelo meio digital.

Redes sociais
O canal ainda promete que a interação pelas redes sociais será um ponto forte do Globo Play, que terá ferramentas específicas para os usuários comentarem, compartilharem e curtirem a programação e o conteúdo da plataforma.  No lançamento, estão disponíveis ferramentas que permitem comentários sobre a programação, além do compartilhamento no Facebook, Twitter e WhatsApp, entre outros aplicativos que estiverem instalados no celular do usuário.

Disponibilidade
Inicialmente, o Globo Play estará disponível via web (pelo site oficial) ou em aplicativos para as plataformas iOS, da Apple, e Android, do Google, mediante cadastro no Globo.com.

O Globo Play funciona em qualquer tipo de conexão: 3G, 4G, wifi,  Mas cuidado para não estourar o plano de dados de sua operadora, por isso, quando der, é melhor usar o wifi.

Fonte: IDGNOW

Comentários